Idosos com 74 a 70 anos podem tomar segunda dose da vacina nesta semana em Vilhena, veja cronograma

Aplicação do imunizante pela segunda vez garante proteção de 100% contra formas graves da covid-19

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 acontece nesta semana beneficiando idosos de 74 a 70 anos

Começou nesta terça-feira a nova etapa de vacinação contra covid-19 para aplicação de segunda dose em Vilhena. Serão beneficiados idosos com 74 a 70 anos, de terça a sexta-feira. Sempre das 8h às 13h, a vacinação acontece em quatro locais: na Câmara Municipal de Vereadores (por drive-thru) e nas quadras esportivas das escolas Álvares de Azevedo e Ivete Brustolin, bem como no Centro de Atendimento ao Idoso.

Para ser vacinado é necessário apresentar CPF, documento pessoal com foto, comprovante de endereço, cartão do SUS e cartão de vacinas. As vacinas em aplicação no Brasil, autorizadas e disponíveis até o momento, são disponibilizadas pelo Butantan e pela Fiocruz. Ambas garantem proteção de 100% contra a morte pela covid-19, mas essa garantia é somente após 15 dias da aplicação da segunda dose.

Idosos de 74 anos, vacinados no dia 30 de março, devem tomar a segunda dose no dia 27 de abril. Aqueles com 73 anos, vacinados no dia 31 de março, tomarão a segunda dose no dia 28 de abril. Pacientes com 72 anos, imunizados em 1° de abril, receberão a segunda vacina no dia 29 de abril. E, por fim, os que têm 71 e 70 anos, vacinados nos dias 2 e 3 de abril, poderão ser imunizados com a segunda dose no dia 30 de abril.

“Enquanto a população inteira não estiver vacinada, todos nós devemos manter nossos cuidados, estando vacinados ou não. Isso porque apesar de o vírus não se desenvolver no corpo de uma pessoa imunizada para formar a doença, ele poderá se acumular na roupa, nas mãos, na saliva, na boca e nos objetos pessoais deste indivíduo, que poderá transmitir o sars-cov-2 para outra pessoa que ainda não foi vacinada. É importantíssimo que tenhamos os cuidados”, explica a coordenadora do Setor de Imunização, Sueli Aparecida da Silva.

QUEDA NA CONTAMINAÇÃO – Até o momento Vilhena tem 9.917 vacinados com a 1ª dose e 2.852 vacinados com a 2ª dose. Desde que a vacinação começou em Vilhena e que medidas mais restritivas foram adotadas, de janeiro em diante, a média de novos casos diários caiu 81%, saindo de 91 para 17, e o número de sintomáticos atendidos por dia no Ambulatório Covid-19 reduziu 67%, saindo de 215 para 71.

Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp do Setor de Imunização, 3322-4170.

 

Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui