Prefeitura de Vilhena anuncia vacinação de idosos com 61 e 60 anos, após chegada de mais vacinas

Quinta e sexta-feira serão dias de vacinação para idosos de 61 e 60 anos em Vilhena. A campanha avançará com a chegada de mais um lote de 1.085 doses entregues pelo Governo do Estado através da aquisição do Ministério da Saúde. A aplicação acontece das 13h30 às 17h em frente à Câmara Municipal de Vereadores, visto que durante a manhã está sendo realizada a aplicação das segundas doses.

“A entrega de vacinas, infelizmente, é bastante imprevisível. O Ministério da Saúde tem revisado para baixo a previsão de vacinas corriqueiramente. Para maio a perspectiva já foi reduzida nesta semana. Por isso, não conseguimos planejar a longo prazo a vacinação. Ao mesmo tempo, estamos fazendo nosso melhor para aplicar as vacinas com agilidade máxima. Receberemos as vacinas hoje na Saúde municipal, vamos catalogar e já iniciaremos a aplicação depois de amanhã. É uma força-tarefa pela vida”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Sueli Aparecida da Silva, a vacinação garante proteção com 100% de eficácia para casos graves. “Alguns que tomarem a vacina poderão ser infectados pela doença, sim. No entanto, após duas semanas da segunda dose, o paciente terá apenas sintomas leves. Portanto, até lá, é importante manter todos os cuidados de prevenção, como uso correto da máscara, higienização das mãos e do ambiente de trabalho, distanciamento social e evitar deslocamentos desnecessários”, lembra Sueli.

Para ser vacinado o paciente precisa apresentar comprovante de endereço, CPF, documento pessoal com foto e cartões de vacina e do SUS. Aqueles que não puderam ir nas outras etapas de vacinação já realizadas podem procurar esta etapa para receber suas doses. Os postos de saúde estão concentrados na campanha de vacinação contra a gripe, por isso a imunização contra covid-19 será somente nos dias, locais e horários informados especificamente para este fim.

Em Vilhena o número de doses aplicadas já é maior que o número de pessoas contaminadas desde o início da pandemia. São 10.045 vacinados com a 1ª dose e 2.852 vacinados com a 2ª dose, totalizando 12.897 doses aplicadas, enquanto houve, até o momento, 10.649 pessoas contaminadas pela covid-19 em Vilhena.

Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui